Na última quinta-feira, 7 de julho, foi comemorado o Dia Mundial do Chocolate, um dos alimentos mais consumidos no mundo, feito com base na amêndoa fermentada com torrada do cacau. Sem dúvidas, é a opção preferida de muita gente como ingrediente para uma variedade de doces, colocado em sobremesas das mais diversas, sendo considerado por muitos a melhor opção como presente em outras datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.

    Além de seu sabor inigualável, há muitos benefícios ligados ao consumo do chocolate, que vão além do prazer de comer algo tão gostoso, gerando melhorias à saúde e ao bem-estar. Um ponto importante é saber que, quanto maior a concentração de cacau, menor o teor de açúcar do chocolate, que se torna ainda mais saudável. E claro, é importante haver moderação com esse amado alimento, como em tudo na vida.

    O chocolate também melhora a saúde do coração, estimulando os músculos cardíacos e promovendo um fluxo de sangue adequado em nosso órgão ao desobstruir os vasos sanguíneos. Em sua composição, o alimento possui antioxidantes do grupo flavonoides, compostos que agem diretamente em uma célula e tecido nesse sentido. Então, o chocolate melhora a elasticidade das artérias, diminui a resistência à insulina e os níveis do LDL (colesterol ruim).

    Esse benefício no fluxo sanguíneo que o chocolate promove também melhora a função cerebral, ao permitir uma maior atuação de substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina – que também ajudam na prevenção ao Alzheimer. O doce à base de cacau consegue agir como um antidepressivo, já que ativa a serotonina, molécula biológica neurotransmissora conhecida como o hormônio da felicidade, além de repor o magnésio. O alto teor de flavonoides (à medida que o chocolate é mais amargo) também ajuda em nossa inteligência, por oxigenar o cérebro.

    Chocolate causa espinhas. Mas calma. Esse problema tem a ver com um consumo desregrado do alimento, pois uma alimentação bem moderada do doce também faz bem, graças aos compostos bioativos que protegem a pele contra os raios ultravioletas (UV). O chocolate também tem um alto poder hidratante, combatendo os radicais livres e evitando a oxidação das células.

Copyrights © 2021 Le Canton   Todos os direitos reservados.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido