A harmonização de Fondue e Vinhos é uma prática perfeita, principalmente para estações frias e com temperaturas mais amenas. Pensando nisso, trouxemos algumas opções de harmonização, seleção essa especialmente montada pelo querido Juan Schiappa, Enólogo e Gerente de Restaurantes e Bares do Le Canton.
. Fondue Neuchâteloise: Fondue feita de queijos suíços ementhal, apenzeller e gruyere. O vinho que melhor harmoniza com este robusto prato é Alma Negra Blend, da Vinícola Tikal, de Ernesto Catena, Mendoza, Argentina. Com grande originalidade e composto 70 % de Malbec e 30 %de Bonarda, tem seu sabor macio, remetendo as frutas, sendo ideal para acompanhar este Fondue de queijos robusto e cheio de personalidade da região.
. Fondue Valaisanne au Champagne. Fondue de queijos suíços aromatizados com champagne. O vinho que melhor harmoniza com esta elegante fondue é o Quinta Dona Maria “Rufo” Douro DOC. Com sua cor granada escura e borda vermelha, esta é uma mistura frutada vermelha. Do copo surgem cerejas, ameixas, especiarias e algumas notas balsâmicas do envelhecimento em carvalho. O vinho anuncia-se como um tinto redondo e bem estruturado, dando lugar a um tinto fresco e estaladiço. O vinho permanece no paladar, o suficiente para pedir outro gole
. Fondue Chinoise. Finas fatias de filé mignon, preparados num delicioso caldo de carne. Quando o prato é de carnes as harmonizações são ainda mais divertidas, porque os diálogos são mais abertos e a mesa enriquece mais com os diferentes pontos de vista. O vinho que melhor harmoniza com a Fondue Chinoise é o 1865 Carmenere Selected Vineyard da Viña San Pedro no Vale do Maule, no Chile. Este exemplar contém toda a gama de matizes que um prato da altura desta fondue precisa ter: a textura suave da carne com o saboroso caldo, a temperatura de serviço, o ponto, enfim, todos os caminhos nos conduzem ao 1865.
. Fondue Bourguignonne cubinhos de filé mignon preparados em óleo de ilho e servidos com seis molhos e batata rosti. A mais profunda reflexão sobre este prato nos leva a pensar invariavelmente ao Terrazas Reserva Malbec, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina, onde é produzido numa altitude de 1.067 metros sobre o nível do mar e tem uma passagem de 12 meses por barricas de carvalho. Este Malbec tem o poder nivelador de trabalhar com os seis molhos e com a carne só, o que é uma raridade, tornando-o a melhor sugestão.
. Fondue aux crevettes. Fondue de camarão preparado num fumê de peixe e creme de leite servido com batatas. Nada melhor para acompanhar camarões que uma Veuve Clicquot Brut na temperatura ideal. Juntando a textura dos camarões com o sabor delicado e intenso do Veuve, tornará este Fondue uma experiência super saborosa.
Estamos sempre prezando pela melhor experiência possível, principalmente na nossa vasta gastronomia. Lembrando, que todas as opções de Fondue citadas, podem ser encontradas no aconchegante Cave du Valais, Restaurante do Le Canton especializado em Fondue, que conta com um ambiente extremamente agradável, com sua estética rústica, que gera a atmosfera ideal para uma noite a dois, ou em família.
Copyrights © 2023 Le Canton Todos os direitos reservados.