Em 1972 nasceu o primeiro console de videogame lançado na história, batizado de Magnavox Odyssey.
A ideia surgiu com Ralph Baer em 1966, com o intuito de criar algo que pudesse interagir com a TV.
Apenas em 1972 os amigos nomearam o console de Atari, depois que uma construtora “roubou” o nome do antigo console Syzygy. Naquele ano foi lançado Pong, um dos principais jogos do fliperama.
O Atari foi ganhando forma com o tempo, mas ainda não era suficiente, já que os amigos queriam jogar o fliperama em casa. Em 1976 o primeiro protótipo de videogame doméstico foi lançado.
Com um videogame inovador para a época, Nollan poderia lançar qualquer jogo para consoles Atari. Partindo dessa ideia, Nolan e Tedy pediram ajuda de um garoto chamado Steve Jobs para montar o Breakout, um dos maiores sucessos da Atari.
O “fim do início” da Atari aconteceu em 1976 também. Steve Jobs saiu para fundar a Apple, Nollan Bushnell precisave de dinheiro para investir no game, então ele vendeu para a Warner. Daí em diante nasceu Pac-Man e Donk Kong, computadores e outras revoluções tecnológicas da segunda parte da Atari.
O Mega Drive da Sega chegou para criar mais uma geração de videogames com seus jogos de fitas. O console fez grande sucesso ao criar um controle com manoplas, mas principalmente por apresentar novas cores, gráficos e sons.
Quem não se lembra do Sonic? O jogo idealizado pela Sega era o principal concorrente do Super Mario Bros, herói dos consoles da Nintendo nos anos 90.
Na década de 90 foi grande sucesso e até hoje é possível encontrar consoles em bons estados de conservação. Assim como o Nintendo 64, o Mega Drive perdeu popularidade após a chegada da Sony com o Playstation 1
Então surgiu o Playstation, que então dominou a história do videogame.
Tudo começou quando a Sony decidiu apostar nos jogos em CD, no entanto, a Nintendo achava cedo abandonar os cartuchos e fitas. Sem acordo, então ela se separaram.
O primeiro videogame da Sony, o famoso Playstation 1 chegou às lojas japonesas em 1994, ainda competindo com os consoles das gerações anteriores. De início não agradou ao público, era difícil adaptar aos novos gráficos e ao controle “moderno”. Contudo, duas características marcaram a história do mundo dos games pra sempre: o Memory Card e o Dual Stick.
O Memory Card era simplesmente um cartão que permitia salvar o jogo, e o usuário poderia continuar da onde parou. Não era algo novo, mas foi adaptado e melhorado, o que foi avaliado como fundamental pelos gamers da época.
Já o controle Dual Stick já caiu nas graças do público, e certamente contribuiu para o sucesso do console, além de influenciar novas gerações de videogames.
Além das grandes inovações, a Sony com seu Playstation 1 lançou jogos considerados icônicos, comoTomb Raider, Winning Elever, Resident Evil, Crash Bandicoot, entre outros.
Copyrights © 2023 Le Canton Todos os direitos reservados.