St. Patrick’s Day

 
 
 


    Dia 17 de março é comemorado o St. Patrick’s Day – Dia de São Patrício – e o Le Canton não ia ficar de fora dessa. Estamos preparando um evento maneiríssimo e vamos falar um pouco dessa cultura irlandesa.

    Há mais ou menos mil anos os irlandeses consideram o dia 17 de março um dia de festa religiosa. O Saint Patrick’s Day, coloquialmente St. Paddy’s Day, ou simplesmente Paddy’s Day é feriado nacional na Irlanda. No Canadá, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Argentina e Nova Zelândia, a data é amplamente celebrada, mas não se trata de um feriado oficial. 

    St. Patrick’s Day é comemorado pelos irlandeses em cidades grandes e pequenas, como se fosse o nosso carnaval sendo comparado aos desfiles de carnaval de rua. Algumas comunidades chegam a tingir rios ou córregos de verde, as pessoas vestem-se de verde, pintam trevos no rosto e assistem aos desfiles.

    Há símbolos que são bastante utilizados como marcas desse evento.

    Um deles é o trevo de três folhas e existem muitas histórias ou fatos sobre este símbolo. Alguns dizem que St. Patrick utilizava o trevo como metáfora para pregar a santíssima Trindade aos pagãos celtas. Com isso, o uso de trevos de três folhas e similares estão intimamente ligados aos festejos.

    E também temos o Leprechauns ou duende. Provavelmente este símbolo tenha vindo do folclore celta, que era repleto de fadas, anõezinhos e mulheres que podiam usar seus poderes mágicos para o bem ou para o mal.

    Hoje em dia, é conhecido como um homem bem pequeno, de paletó e cartola verde e uma longa barba ruiva. É traiçoeiro e faz de tudo para proteger o seu tesouro, um pote de ouro que se esconde no fim do arco-íris. Porém, não tinha nada a ver com o dia religioso. Começou a fazer parte em 1959 quando a Walt Disney Pictures lançou um filme, chamado em inglês Darby O’Gill & the Little People, que trazia a imagem de um duende simpático e alegre, bem diferente do homenzinho irritadiço do folclore irlandês, e a partir daí foi logo assimilado à Irlanda em geral e ao dia de St. Patrick.

    Anota aí na sua agenda, dia 21/03 para não perder essa oportunidade de conhecer um pouco da cultura irlandesa no seu pedacinho da Suíça!

     

copyrights © 2018 Le Canton   Todos os direitos reservados.